Mulher coçando o braço que apresenta manchas avermelhadas, como uma dermatite.

Descubra o que causa a dermatite e como tratá-la!

Todos sabemos que com a agitação cotidiana, separar um tempo para cuidar de si pode ser um desafio, principalmente para quem tem demandas pontuais e precisa estar sempre em dia com a rotina externa.

Com isso, dificulta-se o processo de controlar doenças e infecções que surgem silenciosamente e que vão aos poucos tomando uma proporção maior até se tornarem de fato prejudiciais à saúde. Uma das infecções mais comuns entre os brasileiros é a dermatite, uma inflamação na pele que causa diversos sintomas, como marcas avermelhadas, coceira e até mesmo pequenas erupções.

No post de hoje vamos conhecer melhor essa infecção, suas causas, sintomas e como proceder com o tratamento e a prevenção para controlar o quadro. Continue a leitura e entenda!

O que é dermatite?

A dermatite se trata de uma inflamação na parte superficial da pele. Ela pode ocorrer em qualquer parte do corpo e provoca vermelhidão na região, coceiras, inchaço e, inclusive, bolhas que podem acarretar a exsudação e, mais tarde, a descamação.

Essa infecção pode ser caracterizada como genética, pois é comum ocorrer entre pessoas da mesma família, assim como as doenças crônicas, como rinite ou asma. Seus sintomas variam de pessoa para pessoa e é um problema que pode durar a vida toda.

Ela pode surgir em detrimento do contato com alguma substância reativa ao sistema da pessoa, como na pelugem de bichinhos de estimação, as condições ambientais e climáticas, além de condições que mexem com os hormônios, como o estresse. Apesar disso, existem maneiras de controlar os sintomas e amenizar os desconfortos.

Para saber mais sobre o tratamento e prevenção para um estilo de vida saudável, primeiro vamos conhecer melhor as causas dessa inflamação, maneiras de identificá-la e os riscos que ela pode apresentar. Veja a seguir!

O que causa a dermatite?

Embora ela seja uma doença comum e fácil de ser tratada, a dermatite não possui uma causa específica, e seu desenvolvimento deve ser analisado por um dermatologista, que poderá dar um parecer mais apurado sobre o quadro, além de melhores orientações para o cuidado. Mesmo assim, ainda existem alguns fatores recorrentes que podem causar a inflamação.

Alguns dos motivadores mais conhecidos entre os estudos médicos são o ressecamento da pele, que pode resultar em descamação e irritação, o contato com substâncias específicas, como os já citados pelos de animais ou plantas tóxicas, como a erva daninha, além de certos medicamentos manipulados e queda na imunidade, que podem desencadear a dermatite.

Essas são apenas algumas das diversas causas que sucedem nos mais diversos tipos de dermatite, como a de contato, a numular, a de estase, seborreica e a tópica. Cada uma dessas variações apresentam alguns sintomas em comum, mas nem todas têm as mesmas origens.

Para saber ao certo qual é o seu tipo de dermatite é preciso estar atento até aos menores sintomas, pois eles ditarão o seguimento do diagnóstico e posteriormente do tratamento. Na sequência, você conhecerá alguns dos principais sintomas da inflamação e como identificá-los.

Quais os sintomas da dermatite?

Assim como existem causas variadas para a dermatite, também são diversos seus sintomas — o que facilita um pouco o diagnóstico. Para saber se você está passando por um quadro como este, confira a lista de sintomas mais comuns abaixo:

  • Vermelhidão;

  • Inchaço;

  • Irritação;

  • Coceira;

  • Descamação;

  • Exsudação;

  • Bolhas;

  • Formação de casquinha ou espessamento da pele.

Os indícios de infecção podem mudar drasticamente de um corpo para outro, principalmente na saúde íntima feminina, por isso, sempre esteja de olho nos sinais do seu corpo e, na primeira alteração, procure um profissional qualificado para te instruir nas medidas necessárias.

Quais os riscos da dermatite?

Como qualquer inflamação, a dermatite quando não tratada pode ser agravada, causando complicações maiores no futuro, o que dificulta o tratamento e, por consequência, a solução do problema.

Quando negligenciada, a dermatite pode se agravar para quadros de neurodermatite, infecções de pele e atingir outros órgãos, como a visão [1], a depender do tipo de dermatite identificada no diagnóstico.

Por isso, ao sentir algum sintoma diferente em seu corpo, não hesite em buscar uma orientação médica para seguir com o acompanhamento necessário. Dessa forma, você se livra do problema quanto antes e impede que ele se torne uma dor de cabeça maior.

Como tratar a dermatite?

Para iniciar o tratamento, primeiro é necessário traçar um diagnóstico apurado sobre o quadro e, assim, dar sequência nos cuidados. A identificação da dermatite pode ser feita por meio do exame médico em laboratório, testes de pele e/ou exames de sangue e, em casos mais específicos, a biópsia.

Nesta análise, são avaliados alguns aspectos da irritação, como a região onde está se manifestando, aparência das alterações na pele como a erupção e coloração, além dos testes diretos com o contato com um possível agente desencadeador dos desconfortos.

O tratamento pode ser feito em casa. As formas menos invasivas são com o uso de hidratantes para a pele, compressas de água e medicamentos, como os antialérgicos e suplementação com vitaminas. Dessa forma, você pode controlar os sintomas de maneira doméstica, realizando um check-up regular com seu médico.

Outras medidas exigem tratamentos um pouco mais intensos, como o uso de corticoides, pomadas imunossupressoras e até mesmo antibióticos. Tudo depende da causa identificada e do nível de agressão que ela causa na pele do paciente, com o tratamento sendo alinhando entre ele e o especialista.

Prevenção e cuidados com a pele

O primeiro passo para iniciar a prevenção, é evitar o contato com possíveis desencadeadores das inflamações. Identifique se é uma planta, um animal ou alguma avaria por conta do ambiente e procure manter-se o mais longe possível, para que as irritações não sejam recorrentes.

Tente fazer também um tratamento preventivo com soluções caseiras, como fazer skincare com hidratantes de pele, hidratantes labiais, beber bastante água e utilizar compressas. O cuidado nunca é demais quando falamos de pele!

Não recomendamos o tratamento clandestino com soluções manipuladas ou sem prescrição médica. Limite-se ao tratamento caseiro para evitar pioras no quadro e dificultar ainda mais o tratamento devido.

Seguindo esses conselhos, você ameniza seus desconfortos, previne o surgimento de problemas dermatológicos e ainda faz um tratamento preventivo para outras inflamações, como a acne. Use também muito filtro solar para proteger a pele de possíveis queimaduras e irritações.

Se esse post foi útil, talvez nosso artigo sobre como identificar os diferentes tipos de pele seja interessante para você. Até a próxima!

Referências Bibliográficas:

RUENGER, Thomas M. et al. CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A DERMATITE. Manual MSD, jan, 2023. Dísponível em < https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-da-pele/coceira-e-dermatite/considera%C3%A7%C3%B5es-gerais-sobre-dermatite >. Acesso em 11 dez. 2023.

[1] "O QUE É DERMATITE ATÓPICA?". Dísponível em < https://www.sbd-sp.org.br/geral/dermatite-atopica-sintomas-causas-e-tratamentos/#:~:text=Dermatite%20at%C3%B3pica%20n%C3%A3o%20tratada%20pode,e%20complica%C3%A7%C3%B5es%20de%20vis%C3%A3o%20tamb%C3%A9m >. Acesso em 11 dez. 2023.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.